Descobriremos a definição de ERP e quais pontos devem ser observados na hora de escolher para seu e-commerce ou loja física.
A
competitividade do mercado, não só e-commerce como em todas as áreas, exigem
que as empresas adotem procedimentos buscando a excelência em seus processos.
Soluções
ERP (Enterprise Resource Planning)
seria um sistema de gerenciamento integrado de todos os departamentos
responsáveis pelo funcionamento da organização. Dentro de qualquer empresa há
diferentes setores que respondem por cada etapa, seja o que cuida do RH,
operacional ou marketing, por exemplo.
Em
determinadas situações é necessária uma informação específica de cada setor,
com um software isolado seria muito mais demorado fazer um levantamento,
aumentando a probabilidade de erros. O ERP não só contribui para que a
comunicação interna seja mais precisa e menos complexa, como também diminui os
custos envolvidos.
Os
softwares que fazem parte dessas soluções devem ser moldados conforme a
necessidade de cada empresa, dificilmente existirá um já pronto que lhe atenda
à todas. Para começar deve-se definir qual licenciamento mais adequado, com por
exemplo utilização de servidores próprios ou terceirizados, se há uma solução
de computação nas nuvens (cloud computing),
como será o pagamento (por máquina ou acesso), ou seja, existe uma
flexibilidade bem razoável.
Certamente
as soluções em cloud computing são
mais vantajosas, seja por não necessitar de um servidor próprio e toda a
manutenção que envolveria, mas também por facilitar a comunicação com quem
estiver fora da sede da empresa. Sua única desvantagem pode estar em haver um
pagamento periódico para o fornecedor do software, por isso a decisão deve ser
bem cautelosa.
A
empresa deverá contar com uma equipe de Tecnologia da Informação para auxiliar
escolha do ERP mais adequado, e fazer um estudo juntamente com os departamentos
que serão envolvidos afim de saber suas necessidades, e buscar uma customização
com os módulos corretos. Um exemplo bem resumido por exemplo, uma empresa de
transporte não tem as mesmas preocupações que tem se fosse uma farmácia.
Existem
diversos módulos dos sistemas ERP que atendam as peculiaridades de cada segmento
do comércio ou serviço, mas existem também os que são de certa forma padrão em
todas as empresas. Podemos citar os envolvidos na área financeira,
contabilidade e etc., recursos humanos e também jurídico.
Depois
de observar essas pontos mais comuns e de fácil percepção, parte-se para os
módulos mais específicos, com intuito de agregar valor em conformidade com o
ramo que a empresa exerce. Nesse rol destacamos, por exemplo, o controle de
estoques, de frota, gestão do comércio exterior, análise de riscos, entre
outras.
No
Brasil há várias empresas com especialidade em ERP, citamos por exemplo a SAP,
Microsoft Dynamics e Oracle. Para escolher à que atenda todas as suas
necessidades, deve-se levar em conta as experiência que a empesa já tenha no
mercado, e quais seus diferenciais, como por exemplo uma integração com dispositivos
móveis.
O
preço sempre deve ter seu peso, porém no caso de soluções ERP e também em outra
situações, o barato pode sair caro. Devido à complexidade tamanho quantidade de
parâmetros e conexões envolvidos, o suporte e a manutenção talvez sejam o
primeiro aspectos a serem levados em consideração, assim com o treinamento do
pessoal que irá operá-lo. Itens que vão desde a implementação de uma nova regra
tributária até ajustes de segurança devem ser observados.
Outro
ponto de suma importância relacionado ao suporte e manutenção, é descobrir se
os desenvolvedores do software utilizam empresas intermediárias, prática
geralmente comum no mercado, e se a comunicação é eficiente.
Fator
que deve ser levado em consideração também é o tempo de implementação do
sistema, que não ocorre de forma tão rápida, principalmente se envolver caso de
transferências de dados de uma plataforma para a outra. Como toda mudança, pode
existir resistência por parte dos colaboradores, natural em qualquer situação,
por isso uma capacitação profissional é fundamental.
A
busca por um ROI (Return on Investiment)
sempre será um dos alvos principais de qualquer organização que busca lucro.
Neste caso, mensurar se a solução ERP correspondeu às expectativas torna-se bem
subjetivo e ocorre após um período significativo, já que uma série de fatores
deverão ser levados em conta e na maioria das vezes trabalha-se em cima de
estimativas.
Questionamentos
como se o ERP trouxe uma economia de tempo no processo de fabricação, no
relacionamento com o cliente ou na comunicação demandam um certo tempo para possuírem
uma base comparativa. Percebe-se também que números muitas vezes são
relacionados à objetos abstratos, como o tempo por exemplo.
Sem
dúvida como qualquer procedimento há suas vantagens e desvantagens, cabendo
cada empresa minimizá-las com planejamento e engajando a equipe envolvida, de
forma a acreditar que o possível transtorno gerado pela mudança, no futuro
trará imensos benefícios a todos.
Surgiu alguma dúvida sobre o tema ERP (Enterprise Resource Planning)? Deixa seu comentário aqui no site ou contate-nos através das redes sociais ou e-mail, teremos prazer em saná-la!
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