terça-feira, 30 de julho de 2013

Gigantes do e-commerce estão na lista de sites irregulares da blitz eletrônica do Procon-DF.

Foi publicada nesta segunda-feira (29) no site do Procon-DF a lista dos e-commerce que ainda descumprem o Decreto 7.962.



Neste mês de julho, entre os dias 2 e 17, o Procon do Distrito Federal realizou uma “Blitz do Comércio Eletrônico”, fiscalizando os mais variados e-commerce ativos no país.

A blitz foi realizada virtualmente pelos fiscais que entraram em cada um dos e-commerce. O diretor do Procon-DF, Todi Moreno, ressaltou que logo nos primeiros minutos da inspeção, detectaram diversos e-commerce que não apresentavam as informações básicas, até mesmo em outro idioma.

Embora a fiscalização seja apenas voltada ao público local, a operação não foi restrita apenas ao Distrito Federal. Ainda de acordo com o diretor, a fiscalização do comércio eletrônico no país foi inédita, tendo em sua totalidade 73 grandes sites que fora alvo dos fiscais.

Destes, 49 sites apresentaram algum tipo de conformidade ao Decreto 7.962, que representa a incrível marca de 67,2% de descumprimento às novas regras. “A internet não é mais terra sem lei. É nosso dever garantir a segurança e a transparência em todas as relações de consumo” acrescentou Todi Moreno.

Foram diversas irregularidades encontradas, as mais recorrentes foram a falta de informações claras sobre o direito do arrependimento, ausência de canal eficaz de atendimento eletrônico ao consumidor, falta do endereço e demais dados para contato e do CNPJ e CPF do fornecedor ou responsável.

As multas podem variar entre R$ 400 e R$ 6 milhões, e poderão ser aplicadas pelo Procon-DF, assim como terem suas atividades suspensas.

No período de janeiro à julho de 2013, o Procon-DF registrou 569 atendimentos referente a problemas de consumidores com e-commerce, reclamando de cobranças indevidas, descumprimento ou erro contratual, cancelamento de compra e não entrega do produto.

Em todo o ano de 2011 foram registradas 1037 ocorrências relacionadas à sites de compras no órgão, e no ano seguinte esse número caiu para 947 atendimentos.

Confira aqui a relação de empresas autuadas.

Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© 2013 E-comment BR Informativo E-commerce
Designed by Blog Thiet Ke
Posts RSSComments RSS
Back to top