Apresentado à autoridades da América Latina e Europa em conferência realizada em Montevidéu, e-book pode ser baixado gratuitamente.
O
projeto Mercosul Digital reuniu em uma publicação especial, bilíngue, intitulada
“Comércio Eletrônico: Estudos e Diagnósticos” todas as ações desenvolvidas e resultados
alcançados sobre o e-commerce.
A
publicação inclui Planos Diretores específicos provenientes de estudos e
diagnósticos sobre o panorama do e-commerce nos quatro dos cinco países do
bloco (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – a Venezuela entrou através do
Protocolo de Adesão da República Bolivariana da Venezuela).
O
livro apresenta dados importantes que permitem promover políticas e estratégias
comuns no MERCOSUL, com o objetivo de nivelar os conhecimento digital e
assimetrias existentes. Entre os temas em destaque estão o ecossistema de
comércio eletrônico, geração de confiança na Internet, oferta e demanda de
produtos e serviços aptos à comercialização pela Internet, e um Plano Diretor
de Comércio Eletrônico para o MERCOSUL.
O
conteúdo do e-book está dividido em três partes:
1ª
– Apresentação geral do projeto, ações desenvolvidas e resultados alcançados
para a vertente Comércio Eletrônico;
2ª
– Sínteses dos Estudos sobre temas de Comércio Eletrônico;
3ª
– Estudos e diagnósticos sobre Comércio Eletrônico no MERCOSUL, incluindo
planos diretores específicos.
A
publicação foi apresentada à autoridades de países da América Latina e Europa,
durante a Quarta Conferência Ministerial sobre a Sociedade da Informação da
América Latina e Caribe, realizada entre os dias 3 e 5 de abril em Montevidéu,
no Uruguai. A conferência analisou as conquistas e desafios regionais,
relacionados à sociedade da informação, em função das metas acordadas para o
Plano de Ação Regional para a Sociedade da Informação – eLAC2015.
Mais
de 100 exemplares foram distribuídos à representantes da União Europeia,
instâncias do MERCOSUL e instituições governamentais da Argentina, Brasil,
Paraguai e Uruguai, assim como órgãos atuantes no setor da Tecnologias da
Informação e Comunicação – TICs, como a Comissão Econômica de Desenvolvimento
para América Latina e Caribe – CEPAL.
O
projeto Mercosul Digital também foi destaque na conferência por ser uma
iniciativa da cooperação internacional entre a União Europeia e os países do
bloco, com foco nas áreas de e-commerce, capacitação contínua, desenvolvimento
das pequenas e médias empresas e difusão dos temas da sociedade da informação
em geral.
1- Matéria publicada em 10/04/2013 no site do Mercosul Digital.
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