O blog E-comment BR vai mostrar qual é a modalidade que vem crescendo dentro do e-commerce, responsável também pela expansão do setor.
Como
todo processo, seja profissional ou pessoal, há a busca sempre de se adequar as
necessidades de cada um, e no e-commerce esse paradigma não é diferente.
No
Brasil, recentemente e dura até hoje, existem diversas promoções para aquisição
seja de smartphones ou tablets, que comparando aos computadores
tem o preço mais acessível, mas também oferece acesso à Internet. Essas ofertas
trouxeram uma nova modalidade para o e-commerce, o m-commerce.
O
mobile-commerce é quando adquirimos um bem ou serviço de uma empresa e-commerce,
através de dispositivos móveis. Para tal, plataformas devem disponibilizar
templates que se ajustem ao aparelho que será utilizado.
Dentro
das opções de m-commerce, podem ser através de aplicativos a serem instalados
no aparelho, pois oferecem uma interface mais elaborada, com possibilidade de
serem destinados para um determinado sistema operacional.
A
outra opção seria a web móvel, mais acessível para pequenas e médias empresas,
pois já dispensam de uma mão de obra envolvendo programadores, geralmente
onerosa, além de possuir um alcance de público maior, e conta também com mais
flexibilidade.
“Desenvolver
uma experiência de compra pelo celular é mais arte do que ciência, layouts com botões grandes, o mínimo de
texto, rolagem e um checkout rápido
são fundamentais para a conversão”, explica Bill Zielke, diretor sênior de Merchant Services no Paypal.
A
modalidade de m-commerce já passou de ser uma tendência e se tornou uma
realidade, consolidando-se de forma tão voraz quanto a Internet e o próprio
e-commerce, obrigando as empresas do setor que pretendem continuar no mercado,
correrem atrás para ofertar seus produtos também neste outro formato.
Números
Só
no Brasil em 2012, segundo um estudo realizado pela Câmara Brasileira de
Comércio Eletrônico – camara-e.net, a contribuição do m-commerce no varejo
online subiu de 5% para 10%, ou seja em menos de um ano dobrou seu espaço.
Os
dispositivos da Apple tem 71% dessa participação nas transações m-commerce,
sendo que 51% são através de IPads e 20% em IPhones. Os outros aparelhos que
possibilitam também realizar operações m-commerce, somados tiveram 29%.
“Este
número tende a crescer cada vez mais em função do barateamento das novas
tecnologias, tanto dos smarthphones,
quanto do acesso à internet banda larga e 3G, além da entrada da nova geração
no mercado consumidor”, explica Fábio Pereira, coordenador do Comitê de Varejo
da camara-e.net.
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