terça-feira, 14 de maio de 2013

Showrooming vem atraindo novas empresas para o e-commerce.

O fenômeno vem causando preocupações para as empresas físicas do varejo, pois gera custo e não oferece resultado financeiro.




O blog E-comment BR já postou um matéria sobre o migração de profissionais pra o e-commerce (link), porém há um fenômeno que está obrigando algumas empresas varejistas convencionais tomarem a mesma iniciativa.

O showrooming consiste na prática onde o consumidor se dirige até uma loja física, observa o produto, mas adquiri no e-commerce. É o que comprova uma pesquisa realizada em 2012 da GroupM, onde mostra que 45% dos consumidores trocariam uma loja física pelo e-commerce, caso tivesse um desconto de 2,5%. Já para 60% somente se a diferença fosse de 5%, e para 87% só comprariam virtualmente se houvesse um desconto de 20% sobre o preço.

Segundo o ClickIQ, empresa americana que presta serviços de pesquisa e marketing direcionados, revelou que 45,9% dos entrevistados que compraram nos seis meses anteriores à pesquisa, se utilizaram de lojas físicas para adquirir no e-commerce.

Em contrapartida, uma pesquisa realizada pela Oracle determina que a possibilidade de visualizar um produto antes de comprar, é fator predominante para 75% dos entrevistados, enquanto 44% creditam à vontade ou necessidade de comprar imediatamente.

Ocorre até uma situação curiosa. É como se dois mercados estivessem se entrelaçando, e como em diversos setores da economia, a tendência é que o mais fraco se extingue com a predominância do maior, com mais recursos. Estes não só financeiros e gerenciais, mas principalmente recursos de marketing para atrair consumidores e também conquistar sua confiança.

As duas pesquisas nos oferece pontos chaves de estudo para qualquer organização que quer atrair novos consumidores. Do lado do e-commerce, o principal e disparado agente motivador é o preço, já para as lojas físicas é a visualização do produto in loco e a necessidade de utilizá-lo imediatamente. O primeiro motivo já está sendo “engolido” pelo fenômeno showrooming e também, por que não, com a garantia de arrependimento de 7 dias a partir de entrega no e-commerce ou televendas.

O que qualquer empresa não pode deixar de fazer é conhecer o seu cliente. Procure usar todos os meios de buscar as informações do público-alvo do seu comércio. As empresas de e-commerce possuem infinitas ferramentas, uma delas é o Analytics (que já postamos sobre o assunto e pode ser lido aqui). Já as lojas físicas tem pesquisas realizadas por empresas sérias sobre determinado setor que lhe interessa, e também pode explorar eventos que são realizados e que tenham relação ao seu produto, como por exemplo em eventos fitness anunciar a sua academia.

Outra ferramenta que tanto as lojas e-commerce como física podem se utilizar é de parcerias com fabricantes, fornecendo uma informação mais técnica do produto. As empresas e-commerce se utilizam do espaço maior para oferecem descrições dos mesmos, enquanto as físicas podem direcionar um espaço exclusivo para a marca dentro da sua loja e pessoal treinado para tirar todas as dúvidas no mesmo instante.

Concluindo, não importa em qual setor do mercado você está inserido ou se sua marca já está consolidada, sempre haverá a necessidade de se buscar um diferencial, seja de preço, atendimento ou prazos. As empresas que não se dispuserem à fazer um estudo mercadológico e capacitar seus colaboradores tendem a serem expulsas de qualquer mercado.

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