A Serasa Experian realizou um estudo sobre as estratégias de marketing adotadas pelos e-commerce e seus objetivos, em comparação ao ano de 2012.
A
amostra corresponde à 1.068 respondentes em 2012 no período de 03/08 à
09/08/2012. Sendo que 39% eram representados por fornecedores, 35% por
anunciantes, 14% por agências e 12% veículos de comunicação.
Em
2013 a amostra contempla 809 respondentes no período de 22/04 à 01/05/13. O
perfil é caracterizado por 49% de anunciantes contra 26% de veículos de
comunicação e 25% de agências.
No
primeiro estudo ficou comprovado que os canais mais utilizados foram as mídias
sociais, por 95% dos fornecedores de serviços entrevistados, e o e-mail como
marketing digital por 92% dos anunciantes. Os fornecedores e veículos de comunicação
fazem o uso desta mesma ferramenta em 89% dos casos com a mesma finalidade.
O
destaque negativo fica para a marca de apenas 23% dos respondentes utilizarem o
portal como uma de suas estratégias de comunicação digital.
Podemos
perceber que o principal motivo de utilização da comunicação digital continua a
ser o aumento de receita com as vendas, representado por 75% dos entrevistados
contra 74% em 2012. Logo em seguida vem a melhora em se relacionar com o
público, motivo para 67% dos respondentes em contra partida aos 69% do ano
passado.
O
segundo estudo apontou como as empresas e-commerce tem se preocupado com o
monitoramento e otimização da sua plataforma nos motores de busca, e
convertê-las em compras, através de uma ferramenta de inteligência digital.
A
amostra neste caso são de 500 mil pessoas em todos os estado, no período de
07/04 à 04/05/2013, e apontou que a conversão média ficou em 1,65%, um alta de
0,11% em relação ao ano passado.
Analisando por canal.
Dentro
desse estudo foram questionados também os meios de utilização para cada tipo de
situação comercial focada pela empresa.
Neste
caso quando o objeto é o aumento do relacionamento com o público, 47% dos
entrevistados em 2013 utilizam-se das mídias sociais, seguido pelo aumento da
exposição da marca, com 24% dos entrevistados. Comparando à 2012 temos 54% e 21%
respectivamente, uma variação negativa para o relacionamento com o público e positiva
no sentido de expor sua marca.
A
participação no tráfego total da plataforma ficou representada por 19,89% tendo
como fonte as mídias sociais e a conversão total ficou em 16,06%. No ano de
2013, 58% dos anunciantes investiram 10% de sua verba neste canal, contra 59%
de anunciantes no ano de 2012.
O
próximo canal a ser estudado foi o e-mail, que neste caso teve como motivação
principal o aumento de receita com as vendas, apontado por 45% dos entrevistados.
A participação do tráfego total da plataforma cai para 6,92% e sua conversão
fica em 10,93%. Anunciantes que investiram 10% de sua verba neste canal são de
47%, contra os 48% investidores do mesmo montante no ano de 2012.
O
próximo canal a ser analisado foi o search,
que neste caso o aumento de tráfego para a plataforma é o fator predominante,
representado por 37% dos entrevistados, contra 29% no ano de 2012. Na contra
mão vem o segundo agente motivador, o aumento da receita com vendas, agora
apontado por 28% dos entrevistados quando ano passado a parcela era de 39%.
A
participação no tráfego total se manteve estável, já a conversão teve uma
ligeira queda de 5,90% neste tipo de canal. A parcela de anunciantes que
investiam 10% de sua verba neste canal, subiu de 50% para 51% no ano de 2013.
Em
seguida, foi questionado quanto a utilização do portal, neste caso sendo o
principal canal quando o assunto é aumentar a exposição da marca para 31% dos
entrevistados. Logo atrás vem o aumento do tráfego com 27%. Já a participação
no tráfego e a conversão total são baixas, ficando em 2,96% e 3,55%
respectivamente.
O
portal é onde reúne a maior parcela dos anunciantes dispostos a investirem 10%
de sua verba, tanto em 2012 quando em 2013. Nesse ano houve ainda um aumento
pequeno, totalizando em 77%.
Importância dos objetivos
O
estudo procurou avaliar também a importância da empresa em determinado assunto.
Quando trata-se de aumentar a exposição da marca, foi selecionado como “muito
importante” para 62% dos entrevistados, contra 61% no ano de 2012, e para 44% o
portal é tido como o canal mais indicado.
Almejando
a melhora no relacionamento com o público, 67% dos entrevistados acreditam ser
muito importante para a empresa. E a mídia social lidera disparado a
preferência dentre os canais analisados no ano de 2012, apontado por 70% das
empresas.
Para
as que buscam o aumento da receita com as vendas, 75% das empresas expressaram
ser um objetivo muito importante. Neste caso, o e-mail é o canal mais utilizado
pelas empresas no ano de 2012, com o resultado de 45%.
Facilitando
uma comparação quando o assunto é conversão de total, o search teve a
representação de 27,83%, as mídias sociais tiveram 16,06%, o e-mail 10,93% e o
portal 3,55%. Dado extremamente interessante, já que uma das maiores dificuldades
das empresas e-commerce é finalização da compra.
1.- O estudo completo está disponível no Slide Share da Virtual Target neste link.
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