terça-feira, 28 de maio de 2013

Guerra na Bitributação, nova ADI promete esquentar a briga!

Estado do Pará propõe ADI contra o Protocolo 21 e esquenta discussão sobre o pagamento de ICMS no comércio eletrônico. 




Desde 2011 em vigor, o protocolo 21 rege o ICMS nas lojas e-commerce no Brasil. Segundo o ele as empresas deverão recolher dois tributos, ou seja, um para o estado de origem do produto, e outro para o estado do cliente. 

O aumento no produtos e transporte foi visível nas transações e-commerce, pois assim se criou a bitributação do ICMS, já questionada hoje em dia pelos especialistas tributário no país.

As lojas até o momento vêem se precavendo com medidas judiciais, já que não podem ficar sem recolher os devidos impostos. Medidas seguem questionando a validade do protocolo. As empresas ainda podem requerer a devolução do valor em prazo de 5 (cinco) anos a partir do recolhimento do tributo.

O protocolo só não soluciona o problema da guerra fiscal no e-commerce como a torna ainda mais acirrada, uma vez que a imensa maioria dos centros de distribuição de mercadorias vinculados aos estabelecimentos virtuais estão localizados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que não aderiram ao protocolo. 

Em matéira da CBN pode-se entender melhor a regra. 

O protocolo 21 fere a Constituição. Para que tivesse total eficácia e validade ele deveria ser feito da forma correta, ou seja, deveria tramitar através de Emenda Constitucional, uma vez que a Constituição de 1988 determina, expressamente, que nas operações e prestações que destinem bens a consumidores finais localizados em outro Estado, adotar-se-á a alíquota interna, quando o destinatário não for contribuinte do ICMS. Sendo ainda vetado pela CF o pagamento de alíquota diferente para bens de qualquer naturas. 

Mas, passado-se quase dois anos a discussão esquentou à poucos meses, com a proposta de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Procuradoria Geral do Pará. 

Proposta essa que teve como decisão de seu relator o Ministro Ricardo Lewandowski que deve seguir direto para avaliação do plenário, sem decisões de caráter preliminar. De acordo com Lewandowski, a adoção do rito abreviado é necessária “tendo em vista a conveniência de um julgamento único e definitivo sobre o tema, além da evidente relevância da matéria e de seu especial significado para a ordem social e a segurança jurídica”.

Para tributarista, como Valcir Gassen professor da UNB, "a constituição não é mudada apenas por meio de emendas, ela pode ser alterada quando surgem novas interpretações dela, e este é um mais caso onde o Supremo pode aplicar uma nova interpretação caso entenda que há uma desigualdade na distribuição dos impostos”.

ADI 4909 na íntegra.

Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© 2013 E-comment BR Informativo E-commerce
Designed by Blog Thiet Ke
Posts RSSComments RSS
Back to top