terça-feira, 28 de maio de 2013

Pesquisa da comScore revela perfil dos internautas brasileiros.

As redes sociais tem superado em tempo de navegação quase que a soma de toda as outras categorias pesquisadas.



O empreendedores e-commerce e os profissionais de marketing digital tem uma obrigação imposta pela mercado de manter-se sempre atualizado, e conhecer o perfil do seu público alvo é imprescindível.

Apontando que já somos o 7º maior mercado mundial na Internet, o Brasil na América Latina tem o maior tempo médio de conexão por mês seus internautas, por volta de 26,7hrs online em 2012, um crescimento de 10% em comparação ao ano anterior, ou se preferir 2 horas a mais.

Sem dúvida essa marca vem impulsionada pelo aumento na utilização de dispositivos móveis, com uma marca de 6% dos pages views através de tabletes e smartphones.

O país possui 46,3 milhões de usuários conectados com idade de 15 anos ou mais, seja de casa ou no trabalho, alta de 16% em relação ao ano passado. Jovens são os que mais utilizam a Internet, 18% deles tem idade entre 18 e 24 anos e 30% entre 25 e 34 anos.

Até o final de 2011, categoria de serviços era a preferida na pesquisa, porém as redes sociais assumiu a liderança e parece estar em intensa expansão.

Em dezembro de 2012 os brasileiros passaram e média 9,3 horas conectados nas redes sociais. Representa um crescimento de 167% desde o início da pesquisa, informação que não deve ser desprezada por profissionais e-commerce e de marketing digital.

Dentro desse número que representa as redes sociais, Facebook mantém-se líder, registrando em dezembro de 2012 a marca de 44 milhões de visitantes, alta de 22% se comparado ao mesmo período de 2011.

Analisando os próximos dados temos as comparações de categorias de serviços, incluindo-se os segmentos de: negócios imobiliários, educação, saúde, estilo de vida, telecomunicações, armazenamento de dados e recursos, viagens, varejo, governo e business to business.

Os negócios imobiliários aparece com maior crescimento no período, por volta de 20%, porém muito atrás em números de acessos quando comparado ao de varejo que possui uma marca de 44, 032 milhões, alta de 9%, contra 5,090 milhões do setor de imóveis. Acompanhando a alta em todos os segmentos, a publicidade online também cresceu, alcançando os impressionantes 789 bilhões de impressões em 2012.

Foram analisados também a interatividade através de vídeos dos brasileiros, em comparações à outros países.

O consumo de vídeos no Brasil teve uma alta 18%. Neste caso, o Youtube é o canal disparado na preferência, seguido pelo Vevo e o Facebook. É valido destacar que o último cresceu mais de 400%.

Empresas e-commerce.

A pesquisa também mostrou alguns dados muito interessante em relação as empresas e-commerce atualmente no varejo online brasileiro.

O Mercado Livre detêm a liderança do setor com mais de 14 milhões acessos, com uma gigantesca diferença em relação à segunda colocada, a Americanas.com, que tem 8 milhões de acessos.

Em relação à participação no mercado de marketing digital, a Dafiti é a empresa que mais exibiu anúncios com mais de 25 bilhões de visualizações e a Netshoes está em segundo lugar com 23 bilhões.

No segmento de empresas que fornecem o serviço de comparação de preços no e-commerce, o Buscapé continua na liderança, com 14 milhões de acessos. Tempos atrás a empresa era detentora de mais de 50% dos acessos, e agora tem a Uol Shopping com 10 milhões de acessos como sua principal concorrente.

1. Fonte comScore
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