sexta-feira, 17 de maio de 2013

Empresas do e-commerce buscam um “toque pessoal” para aumentar suas vendas.

Na busca de maximizar suas vendas e personificá-las, empresas e-commerce utilizam-se de vídeos agente.




O setor e-commerce todos sabem que vem evoluindo a cada ano e só em 2012 expandiu seu faturamento em impressionantes 24%, obrigando as empresas do setor à buscarem cada vez mais destaque em relação as concorrentes no mercado.

Umas das ferramentas para o e-commerce é o monitoramento de tráfego, importante quando o assunto é um marketing e-commerce direcionado e de redução de custos. O Google Analytics é extremamente eficiente e de fácil manuseio, altamente indicado. (matéria sobre a ferramenta no blog aqui).

As redes sociais não podem ficar de fora quando o assunto é marketing para e-commerce. Tem para todos os gostos: Facebook, Twitter, Orkut, Google+, entre outras. O custo baixo e uma visibilidade rápida são as suas principais características.

Todas as estratégias de marketing que citamos anteriormente buscam uma visão maior da sua empresa e-commerce, ofertar preços e monitorar os “passos” do consumidor no site, mas ainda existe uma grande dificuldade para percorrer o abismo que há entre a visita na plataforma o encerramento da compra.


Sem dúvida alguma a falta de pessoalidade na hora de finalizar a transação pesa bastante. Há uma infinidade de informações sendo transmitidas, muitas vezes gerando mais dúvidas e não resolvendo a questão que o consumidor precisa. O FAQ tem se mostrado eficiente até um certo ponto, mas agora os vídeos agentes são a grande fonte de informação.

A maioria das empresas tem disponibilizando além dos contatos tradicionais, e-mail e televendas, para informação adicional e também solução de problemas, os chats online. Este último até chegou a estimular essa relação mais pessoal do e-commerce, porém com o crescente uso de mensagens automáticas, passaram a se tornar conversa entre consumidor e computador, além das demoras nas informações.

Já os vídeos agentes são apresentados por pessoas, que adicionam um rosto à uma voz, e seu valor pode ser decisivo. Pesquisas já apontam que 25% que se utilizarem do método tem sua venda concluída.

Com esse método de envolvimento entre a empresa e-commerce e o consumidor através desta personificação, que diversos programas usados nas conversações pessoais já possuem, não só adicionam esse toque pessoal até então ausente, mas também aumentam a confiança do consumidor.

Vale lembrar que a capacitação dos atendentes, muitas vezes simplesmente ao “pé da letra”, atendendo porém nos fornece uma informação extremamente limitada, deverá ser elevada, já que passarão para uma espécie de assistente particular de vendas, ou as empresas e-commerce precisarão contratar ainda mais profissionais.

Para concluir, o método de vídeo agente procura agregar os valores existentes na aquisição de um produto ou serviço na loja física, no caso um atendimento personificado, para o e-commerce, que possibilita muitas vezes um preço de venda mais atrativo para o consumidor, e é válido se for bem feito, mas caso contrário a imagem do produto e até da empresa e-commerce pode ficar prejudicada.

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