O blog EcommentBR vai explicar por que esta expressão tem se tornado cada vez mais frequente em qualquer organização.
No mundo em que vivemos hoje, onde fronteira é simplesmente uma linha no mapa, as organizações precisam cada vez mais que suas idéias e produtos cheguem ao cliente de forma objetiva e rápida.
As
redes sociais que crescem a todo instante, principal percursor dessa
interligação, por muitos anos teve longe de qualquer reunião de projeto
executivo, sendo sempre vistos de forma amadora. Hoje já não é bem assim, com o
aumento da população e também do perfil dos consumidores, as redes sociais tem
sido não só uma grande aliada, como também uma ferramenta primordial na tarefa
de descentralização e fluidez informativa, necessária atualmente.
Mas
essa é só uma das tarefas desse novo paradigma de gestão, mais focado no
marketing. Falando agora da parte mais executiva, o meio utilizado para todo esse
projeto de gestão tem sido as plataformas de ecommerce, utilizados nesse
processo de desintermediação.
Desintermediar
significa excluir do processo produtivo o setor considerado obsoleto, causador
de um possível retardamento evolutivo, sem causar perda de qualidade ao produto
final e a sua respectiva aquisição.
O
fato de se eliminar um determinado setor não significa diminuição na ofertas de
empregos, mas sim um remanejamento e com isso exigindo que o profissional mude
o seu perfil não só através de conhecimentos mais específicos, mas também adquira
uma postura diferente. Da mesma maneira
que a informação circula de forma veloz do lado de fora da empresa, dentro tem que ser maior ainda, obrigando que as decisões sejam tomadas de forma menos
centralizadora e distribuída por toda a equipe.
O
ecommerce é solução mais rápida e clara para esse novo momento. As pequenas
empresas a enxergam como uma porta inicial para o mercado, e os grandes
fabricantes vislumbram um novo canal, onde diminui a distância com o consumidor
final, minimizando possíveis falhas de informação e execução, conseguindo ainda
reduzir custos.
O
Brasil ainda é refém de uma mentalidade antiga, dificultando o acesso à novas
metodologias digitais que se fazem obrigatórias nesse mundo atual, pois nenhum
país sobrevive somente com seu mercado interno. Para atender a essa nova
demanda que surge em alta expansão, gerada não só pelo crescimento populacional
como também pela facilidade de comunicação com o mundo, os investimentos por
parte do governo é imprescindível, já que embora os negócios são tratados
virtualmente mas a produção ainda é “real”.
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