quarta-feira, 10 de abril de 2013

Selos certificadores aumentam sua credibilidade e autenticam sua segurança.

O maior obstáculo que uma empresa e-commerce enfrenta para alcançar os sucessos nas vendas é a conquista da confiança de seus consumidores.


Comparando ao grande mercado virtual no Brasil, ainda em expansão, somente 2% da população do país confia em fornecer seus dados pessoais para realizar uma compra em sites e-commerce, conforme pesquisa da Unisys divulgada no ano passado.

O selos certificadores tem sido uma grande alternativa para conquistar os outros 98% dos consumidores. Atualmente existem dois tipos de selos para esse mercado, os que simplesmente monitoram qualitativamente o serviço e os prazos prometidos ao consumidor e, o mais utilizado, modelo SSL que significa Secure Sockets Layer, que garante um domínio autentico e cria um canal criptografado entre o consumidor e servidor da loja virtual.

O modelo SSL além de garantir um ambiente seguro, propicia ao site uma credibilidade em nível de competitividade com grandes marcas já consolidadas no mercado, facilitando esta alavancagem inicial. Existem empresas no mercado como a Symantec, Kinghost, Certisign, Neep, entre outras, fiscalizado atualmente pela ICP-Brasil.



A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras, ICP-Brasil, foi instituída pela Medida Provisória 2000-2 de agosto de 2001 com o intuito de garantir a autenticidade de qualquer documento, informação ou serviço prestado em portal eletrônico através de certificados digitais, assim como transações em ambientes seguros.

Outro selo usado atualmente, lançado pela Google, chamado de Google Trusted Stores, consiste num programa que contribui não só para a credibilidade da empresa virtual como também para o cliente, pois oferece ao consumidor uma plataforma onde poderá registrar uma queixa em caso de problemas no pedido, no limite de 60 dias da encomenda, garantindo até o ressarcimento do seu dinheiro caso as tentativas de solução sejam fracassadas, vale lembrar que o serviço é gratuito.


Certamente esses selos ajudam bastante aos iniciantes crescerem e também a todos se manterem no mercado, porém não diminuem em nada a responsabilidade da empresa em prestar um serviço ético e de qualidade aos consumidores, pois até mesmo as empresas certificadoras podem se recusar em vincular seu selo ao site.

1. O blog EcommentBR não recebe remuneração de nenhuma entidade da iniciativa privada.

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