domingo, 14 de abril de 2013

E-learning: a metodologia de ensino do mundo atual.


A educação tem seguido a mesma trilha que o comércio, criando ambientes virtuais, o blog EcommentBR vai lhe mostrar como.



No post de ontem, comentamos que com a desintermediação alguns setores passam por uma nova etapa de aprendizagem, que devem acompanhar a rapidez exigida pelo mercado virtual.

O e-learning consiste basicamente em oferecer um ambiente de ensino em um plataforma virtual que ficará hospedada em um servidor da empresa responsável pela disciplina, sendo transmitida pela internet ou intranet para usuários pré-estabelecidos, com acesso pessoal ou comunitário.

As empresas tem utilizado cada vez mais este método para gerenciar cursos profissionalizantes, que são administrados aos empregados para otimizar os resultados ou até mesmo uma nova remodelagem na produção de um determinado produto.

Cabe lembrar que no mercado atual onde a escassez de recursos e a de tempo tornam-se um vilão para qualquer organização, e o custo dessa linha de aprendizado é extremamente baixo em comparação aos métodos tradicionais e de maneira mais rápida se levarmos em conta que não há um tempo fixado para estar dentro da sala de aula.

Hoje em dia, por exemplo, instituições de ensino estão gerando graduações superiores autenticadas pelo MEC através do e-learning. São criados módulos de ensino onde são apresentados apostilas, e todo um ambiente de avaliação, além de poder utilizar de maneira mais integrada, todos os recursos que um computador e a internet possibilitam como e-mail, vídeos, teleconferências, chats...etc.

Obviamente existem os prós e os contras dessa prática, pois o aluno passa a ser o próprio coordenador de seus estudos, escolhendo quando e a forma de que será absorvida a informação, respeitando claro limites impostos. Muitas pessoas podem ter dificuldade em certos estágios da graduação, pois a velocidade que nós temos acesso as informações disponíveis e a falta de experiência na coordenação pode gerar um cenário desfavorável a este tipo de aprendizagem.

No universo onde milhões estão conectados e tornam-se nosso público-alvo tudo que foi dito anteriormente é válido, mas existem outras situações, necessitando de uma tomada de decisão correta, com é o caso se for ministrado há um número pequeno de pessoas, com um tema relativamente limitado, onde a opção tradicional pode ser a mais viável.

Lógico que o ensino e-lerning não veio para substituir como um todo o ensino que é feito de forma presencial, é apenas uma nova ferramenta que segue o percurso gerado pela internet, que permite uma maior fluidez de comunicação e que nós ainda estamos aprendendo a extrair suas vantagens.
Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© 2013 E-comment BR Informativo E-commerce
Designed by Blog Thiet Ke
Posts RSSComments RSS
Back to top