quarta-feira, 24 de abril de 2013

O que procuro quando abro um site? Segurança!



Hoje em dia “entrar na internet” pode ter vários significados. Procurar algo, anunciar, entretenimento, trabalho, etc. Tantas coisas podemos fazer na internet hoje em dia e são tantas as opções de coisas que as vezes até nos perdemos.

Quando se trata de produtos, ou seja, busca por produtos, a grande procura são por sites seguros. As empresas querem oferecer o que há de mais moderno neste setor para seus clientes. Mas o que seriam sites seguros?

Bom, você já passou em frente à uma loja com uma linda vitrine? Sua vontade foi de entrar e comprar? Se sua resposta foi sim, mesmo sem necessitar naquele momento,  ela o encantou. Na internet não é muito diferente. Páginas bem elaboradas e bem escritas também são sinais se segurança, demonstrando conhecimento e profissionalismo. Já uma página mal planejada e com erros ortográficos tendem a demonstrar uma imagem negativa e encontrará muita dificuldade em conquistar consumidores, hoje extremamente exigentes.

Outro ponto é a verificação dos canais que a empresa mantem com os cliente. Em especial os canais como troca e reclamação. Hoje em dia muito comum são chats e o famoso SAC (serviço de atendimento ao consumidor).

Existem vários aliados dos clientes na internet para identificar fraudadores, um exemplo conhecido por muitos e de fácil acesso é o Facebook. É possível encontrar comunidades, e também a própria página da empresa em questão, com comentários dos clientes e o que dizem a respeito de produtos e seus serviços.

O  ReclameAqui.com.br oferece uma plataforma, onde é possível realizar reclamações através de mensagens a respeito problemas mal solucionados pelas empresas e-commerce ou até mesmo seu atendimento prestado. Através das mensagens postadas, pode-se comparar a quantidade de reclamações, soluções e esclarecimentos presados.

Tempo de solução e modo de solução. O Web of Trust (WOT) também é um ótimo meio de analisar a reputação de uma loja. Ao fazer uma busca por determinado site, ele exibe a média das notas atribuídas pelos usuários em quesitos como confiança, privacidade e conteúdo para crianças. As indicações são feitas por um sistema de cores, que vão desde o vermelho (risco máximo) até o verde (segurança total).

A primeira vista são basicamente esses os pontos mais visíveis de um site seguro. Mas por trás disso você pode observar alguns pontos. Não se sente seguro ainda? Então observe se a empresa tem um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica que poderá ser confirmado através do site da Receita Federal) obrigatório na constituição da empresa. Você ainda poderá  pesquisar sobre o CNPJ junto ao SERASA.

Mais um índice de segurança são os pagamentos via Paypal e Pagseguro, já que as empresas só receberão o pagamento em caso de entrega do produto, ficando o valor retido, possibilitando o cancelamento da compra até a confirmação de entrega.


E quando chega na parte de pagamento cartão? As dúvidas são gigantes. O importante [e só fornecer dados ao se sentir seguro, obedecendo o que vem sendo mencionado neste e em outros post no blog EcommentBR.

Outro cuidado importante que se deve ter quanto ao fornecimento de dados são os “cadeados” no site, normalmente aparecem no rodapé do seu navegador. Eles indicam que as informação são criptografadas e não poderão ser usadas por ninguém. O mesmo vale para o protocolo de segurança exibido na barra de endereço. Caso o link se inicie com HTTPS, pode continuar a compra sem medo, já que as chances de ter seus dados utilizados por terceiros são mínimas.

Muito importante além desse cuidado, diz respeito a observação de que o site não envie para seu computador vírus ou “espiões” com intuito de enviar a terceiros todos os dados digitados em seu computador. Para isso mantenha seus programas de proteção  sempre atualizados. 

Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© 2013 E-comment BR Informativo E-commerce
Designed by Blog Thiet Ke
Posts RSSComments RSS
Back to top