Essa poderosa ferramenta tem contribuído para o crescimento na atividade em todo mundo, o blog EcommentBR vai explicar um pouco mais sobre.
No mundo dos negócios onde a preocupação com o escassez e a redução de custos é uma das peças chave para o sucesso, o e-mail mostra ser uma ferramente extremamente barata e eficiente.
Podemos
desmembrar esse assunto de e-mail marketing de acordo com o seu objetivo. O
suporte ao cliente após a finalização de uma venda, como por exemplo enviar todos
os dados da conclusão, prazos de entrega, valores e formas de pagamentos, entre outros,
geralmente já mencionados nas plataformas, mostra uma segurança maior em seus
serviços oferecidos, em virtude dos dados serem externados do ambiente de
compra, certamente possibilitando um aumento satisfatório em sua credibilidade
junto ao consumidor.
Outra
modalidade, bastante utilizada, seria o Newsletter, que consiste em uma
comunicação mais periódica de envio de e-mails à clientes tendo em seu conteúdo
além da oferta de produtos, a prestação de um serviço agregado.
Geralmente
é redigido um texto de tamanho pequeno a médio com o intuito de informar sobre
um determinado assunto que esteja diretamente ou até mesmo indiretamente,
relacionado ao produto anunciado no mesmo e-mail. Como rápido exemplo, podemos
destacar uma matéria sobre saúde e bem-estar associada à produtos fitness.
Cabe
destacar que esta ferramenta por possuir um trabalho de redação de um texto
juntamente com uma quantidade limitada de ofertas ao assunto, é utilizada em
médio à longo prazo, quando o objetivo é aumento de vendas, porém a curto
prazo pode-se ocorrer simplesmente uma fidelização, não necessariamente uma
compra, que para tal é necessária a utilização de um conteúdo que atraia o interesse
sendo atual e eficiente em seu esclarecimento, o que não deixa de ser
extremamente vantajoso.
Já
a Mala Direta Eletrônica, é mais uma ferramenta no universo de webmarketing
via e-mail, porém visando um resultado diretamente focado nas vendas e seu
envio não é tão regular e periódico quanto a Newsletter, podendo até ser, mas devendo ter
seu devido cuidado para não acabar ser confundido com spam, mesmo que seja de consentimento
do usuário, prática que deve ser abominada por qualquer empresa que pretende
ter um futuro promissor no mundo virtual.
Muitas
empresas utilizam com frequência também junto ao conteúdo enviado pelos métodos
descritos anteriormente, cupons promocionais de desconto, incentivando ainda
mais às vendas, destacando que é interessante ter a devida cautela para não desviar do
foco inicial, já que na Newsletter o principal é o informativo, podendo ser
colocado com um texto menor, diferentemente da Mala Eletrônica.
O
envio de e-mails, como destacado inicialmente, mostra-se uma ferramenta
simples, barata e eficaz, em uma atividade extremamente dinâmica que é o e-commerce, claro que como toda prática deve ser obedecido princípios técnicos
e de ética, evitando que os resultados sejam desfavoráveis, longe do
planejamento de qualquer profissional de marketing e do empreendedor.
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