O e-commerce em sua voraz expansão global não deixa escapar nem o ramo alimentício, cada vez mais comum no Brasil.
A
mesma facilidade que o consumidor encontra em adquirir um produto qualquer pela
internet, também poderia ser estendida quando fosse pensado em fazer refeições,
já que em pesquisa realizada pela ComScore foi possível observar que cerca de
94% dos internautas brasileiros costumam realizar compras via rede mundial de
computadores.
E
foi isso que realizou a empresa RestauranteWeb, que teve seu início idealizado
num projeto de pós-graduação focado em e-commerce. A empresa que faz parte de
um holding dinamarquês Just-Eat surgiu em 2003, que como qualquer outro negócio
encontrou inúmeras dificuldades, sendo sua principal conquistar confiança dos
clientes.
Juliana
Barbiero, diretora de marketing do site, explica que por ser um serviço inovador e revolucionário, há
a necessidade de apresentá-lo de maneira intensa e bem detalhada. Destaca
também que a tática da empresa foi buscar famosos restaurantes e redes, já que
possuem uma marca consolidada no mercado e com maior demanda.
Um
estudo feito pela GS&MD, o mercado tem movimentado o montante aproximado de
R$ 200 bilhões e acrescenta que 59% dos brasileiros tem o hábito de pedir
refeição em casa.
A
maneira de como é a realizado é bem simples. A empresa só paga quando realizar
uma venda através do site através de comissão, sem taxas extras e todo o processo
de delivery é gerenciado pela RestauranteWeb.
A
inovação gerada pela empresa no Brasil sem dúvida nenhuma abre um mercado até
então não explorado pelos brasileiros. O fato de colocar a responsabilidade do
gerenciamento dos pedidos, feitos por mais um canal, além dos das fontes habituais
(no local e por telefone), reduz consideravelmente os custos se realizarmos
comparações entre si, sendo que minimiza muito a chance de falhas nos pedidos, evitando
que fosse gerando um custo adicional e também provocando uma queda na imagem da
empresa perante o consumidor.
Pode-se
dizer que é uma experiência para o comerciante, mesmo que indireta, com os
negócios e-commerce, não deixando de ser uma maneira de lidar com um consumidor
que está atrás da tela de um computador, mas é bom que seja lembrado que tem
pelo menos duas características que difere da loja virtual, podemos dizer,
convencional.
O
primeiro é que, até as empresas que possuem recordes em tempo de entrega, geralmente
em 02 dias, o e-fastfood é realizado de forma imediata, claro, estamos falando
de comida! O segundo seria, em função do primeiro, a obrigatoriedade de um
serviço mais concentrado em determinada região, com um público-alvo bem
reduzido, mas não menos lucrativo.
O
blog E-commentBR não poderia deixar de trazer ao conhecimento de seus leitores
mais está modalidade de e-commerce. Ainda ficou com dúvidas? Quer mais
detalhes? Nos deixe um comentário ou nos envie um e-mail para ecommentbr@gmail.com.
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