quinta-feira, 18 de abril de 2013

E-fastfood: um segmento que veio para ficar.

O e-commerce em sua voraz expansão global não deixa escapar nem o ramo alimentício, cada vez mais comum no Brasil.



Sem pedir licença, o e-fastfood vem se consolidando cada vez mais no Brasil, conquistando os mais diversos fornecedores de alimentos ao varejo.

A mesma facilidade que o consumidor encontra em adquirir um produto qualquer pela internet, também poderia ser estendida quando fosse pensado em fazer refeições, já que em pesquisa realizada pela ComScore foi possível observar que cerca de 94% dos internautas brasileiros costumam realizar compras via rede mundial de computadores.

E foi isso que realizou a empresa RestauranteWeb, que teve seu início idealizado num projeto de pós-graduação focado em e-commerce. A empresa que faz parte de um holding dinamarquês Just-Eat surgiu em 2003, que como qualquer outro negócio encontrou inúmeras dificuldades, sendo sua principal conquistar confiança dos clientes.

Juliana Barbiero, diretora de marketing do site, explica que  por ser um serviço inovador e revolucionário, há a necessidade de apresentá-lo de maneira intensa e bem detalhada. Destaca também que a tática da empresa foi buscar famosos restaurantes e redes, já que possuem uma marca consolidada no mercado e com maior demanda.

Um estudo feito pela GS&MD, o mercado tem movimentado o montante aproximado de R$ 200 bilhões e acrescenta que 59% dos brasileiros tem o hábito de pedir refeição em casa.

A maneira de como é a realizado é bem simples. A empresa só paga quando realizar uma venda através do site através de comissão, sem taxas extras e todo o processo de delivery é gerenciado pela RestauranteWeb.

A inovação gerada pela empresa no Brasil sem dúvida nenhuma abre um mercado até então não explorado pelos brasileiros. O fato de colocar a responsabilidade do gerenciamento dos pedidos, feitos por mais um canal, além dos das fontes habituais (no local e por telefone), reduz consideravelmente os custos se realizarmos comparações entre si, sendo que minimiza muito a chance de falhas nos pedidos, evitando que fosse gerando um custo adicional e também provocando uma queda na imagem da empresa perante o consumidor.

Pode-se dizer que é uma experiência para o comerciante, mesmo que indireta, com os negócios e-commerce, não deixando de ser uma maneira de lidar com um consumidor que está atrás da tela de um computador, mas é bom que seja lembrado que tem pelo menos duas características que difere da loja virtual, podemos dizer, convencional.

O primeiro é que, até as empresas que possuem recordes em tempo de entrega, geralmente em 02 dias, o e-fastfood é realizado de forma imediata, claro, estamos falando de comida! O segundo seria, em função do primeiro, a obrigatoriedade de um serviço mais concentrado em determinada região, com um público-alvo bem reduzido, mas não menos lucrativo.

O blog E-commentBR não poderia deixar de trazer ao conhecimento de seus leitores mais está modalidade de e-commerce. Ainda ficou com dúvidas? Quer mais detalhes? Nos deixe um comentário ou nos envie um e-mail para ecommentbr@gmail.com.

1. O blog EcommentBR não recebe remuneração de nenhuma entidade da iniciativa privada.


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