A falta de controle logístico pode decretar o fim da sua empresa, mesmo ofertando um produto de qualidade.
No post anterior destacamos a necessidade de um planejamento dinâmico e atualizado, nesse vamos focar no setor logístico, crucial para qualquer empresa, principalmente e-commerce.
Há
basicamente quatro fases. Primeiro é feito um estudo da demanda necessária para
adquirir as mercadorias de forma consciente, levando em consideração o tempo de
chegada até seu estoque. Em seguida, como segunda fase, é importante todo o
rastreamento da mercadoria internamente, acusando o recebimento, conferindo e
por fim armazenando.
A
terceira fase já seria o contato com o seu consumidor. Recebendo os pedidos
efetuados, fazendo a separação, conferindo, confeccionando as embalagens
apropriadas e emitido os respectivos documentos fiscais. Por último, quarta
fase, é expedida a documentação e distribuída para o transporte.
O
administração do estoque e sua escassez é o objetivo principal de um
planejamento logístico. Seus custos de forma geral são: de aquisição,
manutenção, estocagem, capital e de risco. Outro aspecto importante é em
relação ao endereçamento da mercadoria, uma espécie de índice para uma
localização mais rápida, sabendo que em qualquer negócio tempo é dinheiro.
Um
tipo clássico de endereçamento é feito através de “ruas”, onde cada uma tem um
nível de armazenagem numerados e comporta pallets ou contenedores. A numeração é
ímpar no lado esquerdo destas “ruas”, par no lado direito e conforme a “altura”
recebe uma codificação (101,202…), formando um “sistema de referência”. Para
facilitar, é interessante que os lotes das mercadorias sejam agrupados levando
em consideração o seu tamanho, peso ou volume e também sua frequência de
movimentação.
Depois
de encontrar a forma de como irá localizar os itens dentro do estoque, chegou a
hora de decidir a estrutura em que ficarão armazenados. A BINS são bem
limitadas quanto ao tamanho e quantidade, porém é muito aconselhada para
mercadorias pequenas e que tenham uma grande movimentação, seu ponto forte é a
fácil organização.
As
gavetas prateleiras já oferecem um espaço um pouco maior, mas ainda restrito, também
indicado para grandes movimentações. Manter todos os itens de forma organizada
em seu local é uma tarefa simples, mas as vezes na correria gerada ou até pouca
capacidade do responsável por manuseá-la, podem acontecer imprevistos, e este
tipo de estrutura exige uma atenção maior.
Por
último temos os porta pallets indicado para produtos volumosos ou até mesmo para
uma estocagem de produtos não tão grandes de médio a longo prazo, comportam uma
quantidade maior de itens, podendo ser utilizado em movimentações variadas. Há
um custo adicional neste tipo de estrutura, por ser necessário a utilização de
empilhadeiras de pequeno porte, obrigando a possuir uma mão-de-obra ainda mais
qualificada.
Concluindo,
é muito importante o planejamento levando em consideração não só o
público-alvo, mas também o produto a ser oferecido ao escolher o método
logístico e a estrutura de armazenagem, a economia nesse momento pode custar
caro ao seu negócio!
1. Parte deste texto foi extraído material exibido na "Semana do E-commerce", sob o título "Como reduzir custos na Armazenagem, Movimentação e Frete" do Prof. Felippi Perez. 2012
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