sábado, 27 de abril de 2013

Não deixe a logística de fora de seu planejamento.

A falta de controle logístico pode decretar o fim da sua empresa, mesmo ofertando um produto de qualidade.




No post anterior destacamos a necessidade de um planejamento dinâmico e atualizado, nesse vamos focar no setor logístico, crucial para qualquer empresa, principalmente e-commerce.

Há basicamente quatro fases. Primeiro é feito um estudo da demanda necessária para adquirir as mercadorias de forma consciente, levando em consideração o tempo de chegada até seu estoque. Em seguida, como segunda fase, é importante todo o rastreamento da mercadoria internamente, acusando o recebimento, conferindo e por fim armazenando.

A terceira fase já seria o contato com o seu consumidor. Recebendo os pedidos efetuados, fazendo a separação, conferindo, confeccionando as embalagens apropriadas e emitido os respectivos documentos fiscais. Por último, quarta fase, é expedida a documentação e distribuída para o transporte.

O administração do estoque e sua escassez é o objetivo principal de um planejamento logístico. Seus custos de forma geral são: de aquisição, manutenção, estocagem, capital e de risco. Outro aspecto importante é em relação ao endereçamento da mercadoria, uma espécie de índice para uma localização mais rápida, sabendo que em qualquer negócio tempo é dinheiro.

Um tipo clássico de endereçamento é feito através de “ruas”, onde cada uma tem um nível de armazenagem numerados e comporta pallets ou contenedores. A numeração é ímpar no lado esquerdo destas “ruas”, par no lado direito e conforme a “altura” recebe uma codificação (101,202…), formando um “sistema de referência”. Para facilitar, é interessante que os lotes das mercadorias sejam agrupados levando em consideração o seu tamanho, peso ou volume e também sua frequência de movimentação.


Depois de encontrar a forma de como irá localizar os itens dentro do estoque, chegou a hora de decidir a estrutura em que ficarão armazenados. A BINS são bem limitadas quanto ao tamanho e quantidade, porém é muito aconselhada para mercadorias pequenas e que tenham uma grande movimentação, seu ponto forte é a fácil organização.

As gavetas prateleiras já oferecem um espaço um pouco maior, mas ainda restrito, também indicado para grandes movimentações. Manter todos os itens de forma organizada em seu local é uma tarefa simples, mas as vezes na correria gerada ou até pouca capacidade do responsável por manuseá-la, podem acontecer imprevistos, e este tipo de estrutura exige uma atenção maior.

Por último temos os porta pallets indicado para produtos volumosos ou até mesmo para uma estocagem de produtos não tão grandes de médio a longo prazo, comportam uma quantidade maior de itens, podendo ser utilizado em movimentações variadas. Há um custo adicional neste tipo de estrutura, por ser necessário a utilização de empilhadeiras de pequeno porte, obrigando a possuir uma mão-de-obra ainda mais qualificada.

Concluindo, é muito importante o planejamento levando em consideração não só o público-alvo, mas também o produto a ser oferecido ao escolher o método logístico e a estrutura de armazenagem, a economia nesse momento pode custar caro ao seu negócio!

1. Parte deste texto foi extraído material exibido na "Semana do E-commerce", sob o título "Como reduzir custos na Armazenagem, Movimentação e Frete" do Prof. Felippi Perez. 2012
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