Decidir por monitorar o tráfego no seu e-commerce pode ser crucial para sobrevivência, e o Google Analytics o oferece gratuitamente.
Como em qualquer atividade que tem por objetivo lucrar, conhecer os seu clientes é a peça chave para reduzir custos na hora de investir.
No
e-commerce onde há centenas de vantagens, para o fornecedor e consumidor, existem também pontos negativos, e o principal seria o fato do primeiro não possuir um contato direto,
fisicamente, com o segundo, e vice-versa. Para obter informações sobre os
consumidores, há uma ferramenta extremamente útil, fornecendo uma gerenciamento
total do tráfego no seu e-commerce, o Google Analytics.
Essa
ferramenta tem se mostrado muito eficiente quando trata-se de monitoramento de
tráfego no e-commerce. O Google Analytics oferece informações sobre origens de
tráfego, receita, taxas de conversão e de abandono, e também em relação à
landing pages (são chamadas “páginas de pouso”, seria a página central de todos
os pontos de marketing digital que foram distribuídos).
Toda
interação do consumidor com o seu e-commerce você terá acesso, e possibilitar
uma tomada de decisão mais precisa. Um dado interessante, muito utilizado, são
as taxas de abandono, quando um cliente deixa o produto no “carrinho” mas não o
leva. Outro dado interessante é que você pode saber exatamente de onde vem
aquela determinada visita, até qual cidade do Brasil está situada.
Não
basta ter todas essas utilidades se não for possível apresentar um relatório
objetivo, e é outra poderosa ferramenta do Google Analytics. Há a possibilidade
de gerenciara partir de segmentos avançados com a finalidade de isolar e
analisar tipos específicos de tráfego.
O
empreendedor e-commerce ou profissional habilitado, pode criar seus próprios
segmentos e aplicá-los aos dados, com a opção de selecionar alguns já predefinidos.
Também existe a ferramenta de perfis filtrados, igual ao segmento avançado,
porém com algumas ressalvas.
O
interessante do segmento avançado do Google Analytics é o período que abrange o
relatório. Não importa a data em que você configurou, ele fornece desde o
início da atividade, já o perfil filtrado é a partir da seleção. Vale lembrar
também, como existe a opção de criar vários segmentos avançados, é possível
compará-los entre si, o que não ocorre no outro.
Segundo
o próprio site da Google, o perfil filtrado é opção para quando há o interesse
de excluir determinado tipo de tráfego da sua análise. Como exemplo, cita que
mesmo com a possibilidade de criar um segmento avançado que incluísse somente o
tráfego externo, é mais interessante a criação de um perfil filtrado para
excluir os tráfegos internos.
Dentro
desse contexto de relatórios, existem os de navegação. Com ele é possível
através de um gráfico traçar todas as rotas que os consumidores percorreram
dentro do seu e-commerce, incluindo um conteúdo como metas e eventos.
Outra
ferramenta muito atraente e dinâmica, como o e-commerce exige, é o Analytics
Intelligence. De acordo com a Google, com ele é possível examinar quando há uma
alteração significativa em determinada métrica do site e receber um alerta no
mesmo instante. Para os mais técnicos, é possível através de mecanismos
algorítmicos.
Concluindo,
o Google Analytics é uma ferramenta disponível no mercado muito poderosa, que
obriga um nível de conhecimento em SEO (Seach Engine Optimization) de quem irá
utilizá-la, mas oferece a oportunidade de qualquer um iniciar um diagnóstico
próprio. Se restaram mais dúvidas, entre em contato conosco ou se preferir
visite a página do Google Analytics aqui. Até a próxima!
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