segunda-feira, 6 de maio de 2013

E-commerce e as mídias sociais.

As redes sociais cada vez mais fazem parte do e-commerce, que procuram um webmarketing eficiente.




O e-commerce como já salientamos em posts anteriores exige um webmarketing que seja eficiente, de nada adianta ter um produto de qualidade e não expor na sua loja virtual, certamente ninguém o verá.

Todos nós já conhecemos fluentemente, ou pelo menos fomos apresentados, redes como o Facebook, Twitter, Orkut e Google+ que são as mais utilizadas pelo e-commerce como mídia social. Além desse rol de opções vem se destacando o Pinterest, não tão conhecido no Brasil, porém já aparece como uma forte potência se tratando em alavancar vendas no e-commerce.

A RichRelevence, com sedes nos Estados Unidos e Europa, divulgou um estudo demonstrando só no período de 10 de dezembro de 2012 à março deste ano, que a contribuição do Pinterest para o mercado e-commerce, incluindo no levantamento o Faceboook e o Twitter, cresceu acerca de sua participação subindo de 6% para 25%, enquanto as demais apontaram queda de 92% para 69% no caso do Facebook, e uma estabilidade do Twitter.

Este mesmo estudo acrescenta ainda que, no Pinterest, o ticket médio dos usuários é maior se comparado ao Facebook. Levando em média, os clientes com origem do Pinterest, eles desembolsaram U$153 por pedido contra U$ 85 do Facebook, no período de 20 de novembro de 2012 à 1º de abril de 2013, parece mentira mas não é.

Todos esses dados vão ao desencontro dos que foram divulgados pela Adobe Systems, líder mundial em webmarketing e soluções para mídias digitais, onde demonstrava que as mídias sociais não tinham grande representatividade nas transações no mercado e-commerce.
Da mesma forma que a Internet é extremamente difícil precisar dados, tanto pelo dinamismo, quando pelas adversidades de igual proporção ao seu tamanho, uma pesquisa realizada pela Google pode explicar o porquê da distorção.

Nela, somente com usuários norte-americanos do Google Analytics, uma ferramenta para gerenciar dados sobre diversas ocorrências no mercado e-commerce, de grande valor para as empresas do ramo que iremos tratar em outro post, o problema pode ser pelo fato de utilizar um método não preciso para atribuir os créditos das conversões.

Detalhe que também não pode passar desapercebido, apontando no estudo realizado pela Google, as mídias sociais passaram a ser um canal auxiliar entre o consumidor e o fornecedor e-commerce, não mais sendo o ambiente de conclusão, exigindo que novas práticas de mensuração dos resultados sejam criadas.


Pinterest

Para que o leitor do blog E-comment BR tenha mais informação, vamos abordar de forma bem rápida o ambiente Pinterest.

O cadastro é feito no próprio site e a integração com o Facebook e o Twitter também está presente, tendência atual. Possui um layout voltado para postagens de imagens, através também de um “mural”, com sua principal característica a possibilidade de criar um Bord, que seria um tema especificado pelo amigo, permitindo um acompanhamento individual por tal. Exemplo: o usuário A gosta de “nadar” e “pescar”, porém o amigo B só quer ver atualizações que tenham haver com “nadar”, estão selecionará o Bord “nadar” no perfil do amigo e receberá somente essas atualizações.

Parece algo simples, mas uma das dificuldades do gerenciamento de informações na Internet, principalmente em redes sociais, é a filtragem desses assuntos, pois outros que não despertariam valor passam a atrapalhar a administração do conteúdo que realmente importa.

Você pode conferir o portal neste link.

Surgiram dúvidas sobre algum tema tratado aqui? Entre em contato conosco pelas redes sociais ou pelo e-mail, participe!

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