segunda-feira, 15 de abril de 2013

Loja virtual: amador ou profissionalismo?

Com um mercado cada vez mais competitivo, não há espaço para amadores no ramo de e-commerce.



Entrar no mundo virtual e desfrutar das imensuráveis possibilidades que ele oferece exige que sejam realizados planejamentos assim como no físico.

Como na maioria da vezes no início não se tem tanto recurso financeiro disponível, existem algumas alternativas gratuitas no mercado. Você pode criar toda uma plataforma completa ou somente um site ou blog para divulgação dos seu produtos, até para se pegar uma certa bagagem com esse mundo novo para tantos.

É claro que alternativas gratuitas possuem suas limitações, portanto cabe analisar as ferramentas e recursos que tem em mãos para formação da sua plataforma. Se a escolha for contratar uma, certifique-se que a mesma oferece uma boa estrutura e permita um crescimento, já que muitas vezes empresas encontram limitações pelo fato de estarem numa plataforma estagnada.

O que ambos devem possuir em comum são projetos profissionais. Não diferente dos outros mercados, o e-commerce não pode ser feito de forma aventureira e os planejamentos para estruturação é fundamental.

Certamente o primeiro detalhe que deve ser observado é em relação ao nicho de mercado em que estará inserido. Hoje em dia já existem gigantes consolidados e obviamente não há condições de competitividade direta, a não ser que tenha a possibilidade de entrar com uma marca já sólida no mercado. Se não é esse o caso, escolher um nicho mais restrito, limitando e nivelando concorrentes, pois o e-commerce há espaço para todos, seus custos de implantação serão consideravelmente menores.

Afim de levar vantagem neste ramo tão competitivo, crie um diferencial ao seu produto, agregar valores no decorrer de todo o processo com certeza deixará sua empresa há alguns passos à frente dos concorrentes. Vender produtos que já possuem grande oferta, acentua ainda mais a necessidade de um diferencial, tente encontrar um em que tenha o mercado ainda pouco explorado e com perspectiva de expansão.

A estratégia do marketing digital também não pode ser desconsiderada em hipótese alguma. A dinâmica e a velocidade de informações no mundo virtual exigem que qualquer empresa invista em técnicas de marketing específicas, por exemplo o Search Engine Marketing (SEM) e o Search Engine Optimization (SEO).

Raros são os negócios em que você cuidará de todos os setores sozinho, então escolher perfis adequados de colaboradores e que tenham conhecimento dos imensos recursos disponíveis nessa área, evitará dores de cabeça e desperdício de tempo e dinheiro. Vale lembrar que realizar cursos de aperfeiçoamento é válido até para os profissionais que já são qualificados, conhecimento e informação nunca é demais.

O ramo e-commerce no Brasil está ficando maduro e profissional permitindo que apenas pessoas com o mesmo perfil sobrevivam neste mercado. Poucas empresas completam 2 anos de funcionamento, para que a sua não seja uma delas, informe-se a planeje seus passos, quem sabe essa é a sua chance!
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