terça-feira, 18 de junho de 2013

Números do mobile commerce no Brasil.

Com a expansão cada vez maior do m-commerce, as empresas e-commerce não podem mais ignorar os dados desse novo segmento.



Não é mais novidade para ninguém que o mobile commerce, nova modalidade do e-commerce, veio para ficar, é o que mostra o levantamento da empresa em consultoria e-commerce eNext.

Para entender o m-commerce temos que levar em consideração outros números e realizar algumas ponderações. Segundo relatório The Mobile Economy 2013 da GSMA aponta que neste ano a quantidade de dispositivos irá superar o número de habitantes no planeta. E isso não é tudo, há previsões que em 2017 este número ultrapasse os 9.7 bilhões.

Mas, o fato de existir este enorme número de dispositivos habilitados não representa possíveis consumidores, já que em 2012 o número de conexões móveis foi de 3.2 bilhões. Para 2017, espera-se que esse número supere os 4 bilhões de usuários, o que representaria um crescimento de 4,2%

A empresa de consultoria e-commerce eNext realizou uma análise com informações agregadas de todos os seus clientes das mais diversas áreas, como por exemplo, Alimentos & Bebidas, Beleza & Saúde, Calçados, Eletroeletrônicos, Moda & Acessórios, Multi-Categoria e Pet Care.

Os resultados apontaram uma mudança no cenário do e-commerce de 2011 para cá, já que os acessos via mobile, por exemplo, representava apenas 2% do total em 2011, passando para 7% em 2012 e em 2013 já soma 13%. Em poucas palavras, no primeiro trimestre deste ano já foi realizado o dobro de acessos se comparado ao ano inteiro de 2012.

Assim como os acessos, as transações seguem na mesma proporção, com uma participação no faturamento que cresce ainda mais. No ano de 2012, o mobile commerce representa 6% do faturamento total, e neste ano já está em 17%. Abaixo podemos verificar uma tabela que mostra mais números.


Fica claro que o e-commerce que atua no segmento de Moda & Acessórios e Calçados não pode deixar de investir em layouts de suas plataformas, compatíveis com o mobile commerce, só o primeiro já observamos que corresponde à 34% do faturamento em 2013.

Alcance do mobile commerce

Em 2011 grande parte dos acessos era representado pela classe A, com 47%. Neste ano a classe B já representa 50% do total, por ora a classe dominante.

Já quando falamos de faturamento, a classe A continua sendo a maior participativa, com 76% em 2013, porém essa diferença vem diminuindo e tende a acelerar-se com a ascensão da classe média.

O público feminino merece destaque também, atualmente representa 78% dos acessos via mobile em 2013, contra os 36% no ano passado. Isso confirma os números apresentados no setor Moda & Acessórios.

Fator que impulsiona esse crescimento é a mediana melhora na qualidade das conexões. O relatório The Mobile Economy 2013 da GSMA prevê também para 2017 que um em cada cinco dispositivos móveis possuirá acesso à rede 4G. As conexões via 3G e 4G chegarão a representar 53% do total.

Outro relatório, agora da Google, o Out Mobile Planet, mostrou que em 2012 aproximadamente 31% dos brasileiros já haviam realizados compras através de smartphone e 38% acreditam realizar mais transações no futuro.

Você empresário e-commerce, já adequou seu negócio para esse novo cenário? E você consumidor 2.0, já teve problemas em comprar via mobile e que conseguiu através de um computador? Participe aqui e nas redes sociais do blog!

Fonte: eNext
Share this post
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© 2013 E-comment BR Informativo E-commerce
Designed by Blog Thiet Ke
Posts RSSComments RSS
Back to top